Como espantar o mau humor e ser feliz

Por mais estressante que seu dia a dia seja, ninguém precisa reclamar o tempo todo. Dá pra ser feliz, sim – é tudo uma questão de atitude positiva e de aprender a saborear as pequenas delícias à nossa volta.

1Gentileza gera gentilezaFATO. Basicamente, é a lei da ação e reação funcionando também nas relações humanas:  você sorri e dá bom dia, seu interlocutor retribui. O contrário também é verdade – do mesmo jeito que mau humor contagia, um sorriso genuíno levanta o astral do ambiente. Pense nisso e deseje um bom dia sincero para as pessoas à sua volta. 
 
2Abaixo o “mimimi”A grana acabou ainda no início do mês? As contas não param de bater? Alguém na família está com um problema de saúde? Lembre-se: mau humor não vai resolver nada para você. Pelo contrário. Contar seus problemas para amigos chegados é ok, mas ficar reclamando e resmungando pelos cantos atrai uma certa antipatia alheia. Mesmo que seu problema seja sério.
 
3AgradeçaEm vez de focar no que você não tem, que tal agradecer as coisas boas? Exercite a gratidão: você tem algo para comer, você tem onde dormir, você tem saúde? Você tem um emprego? Você tem a oportunidade de estudar? Seja grato por isso! Verbalize. Mantenha um diário de gratidão pelas coisas boas. Lembre-se de agradecer todos os dias.
 
4AutocontrolePolicie-se. Sério. Toda vez que você pensar em algo negativo, lembre-se novamente das coisas pelas quais você agradece diariamente. Se você se sentir compelido a reclamar da vida, pare antes de começar e pense nas coisas boas.
 
5Cuidado com a felicidade passageiraTem gente que bebe pra esquecer. Tem gente que joga. Tem quem faça arte, tem quem reze: sim, estamos falando das válvulas de escape e dos confortos momentâneos. Arte e religião lhe dão conforto para a vida. Já os vícios trazem um conforto momentâneo… Que passa. E aí você acorda e vê que está tudo igual. Em vez de apelar para uma válvula de escape passageira, que tal agir para que sua felicidade seja duradoura? Se você sabe o que lhe faria genuinamente feliz, por que não correr atrás?
 
6Faça exercícios físicosExercícios liberam serotonina e endorfina, hormônios que trazem bem-estar. Junte isso à sensação de estar ao ar livre e… Que tal uma corridinha ou pedalada matinal, antes de sair para o trabalho? Pode fazer milagres para seu humor!
 
7RomantismoVocê tem uma cara-metade? Proporcione uma noite romântica para o casal. Você não tem uma cara-metade? Seja romântico consigo mesmo! Um banho relaxante, aromaterapia em casa, um jantar especial… Você merece!
 
8Mas, se estiver muito difícil…Se for muito difícil manter o bom humor, lembre-se de sentir prazer com pequenas coisas. Sim, elas existem! Um cãozinho fofo, um sorvete de doce de leite, uma cerveja gelada bem saboreada, cheiro de alho refogado, um abraço do filhão ou da cara-metade, um telefonema para a avó. Um vídeo divertido, uma música da qual você goste. Repare na paisagem, repare nas pessoas, tente ver o mundo com outros olhos. Descubra lugares na sua cidade que você não conhece, tente desenhar mesmo sem saber, estimule sua criatividade.
 
9Um dia de cada vezLembre-se: ver a vida com bons olhos pode virar um hábito! Todos os dias merecem atitudes positivas. Experimente e observe o resultado!

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Publicado em abril 25, 2011, em autoajuda e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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